quinta-feira, 31 de julho de 2008

O USO DE FIGURAS DE LINGUAGENS NA DIREÇÃO DE ARTE NA PUBLICIDADE






Neste artigo trataremos de forma sucinta sobre essa questão do processo criativo na publicidade, justificando que o mesmo flui mais facilmente, de forma que atenda os objetivos nos quais as mensagens serão aplicadas, quando interage interdisciplinarmente. Para justificar esse argumento faremos análises em publicações da Revista Archive, veículo especializado em publicidade que mostra os anúncios mais criativos do mundo, sob a ótica dos recursos lingüísticos de algumas Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa, que serão: Metáfora, Metonímia, Hipérbole e Eufemismo. Essas análises terão ênfase no papel do Diretor de Arte de publicidade, isto é, como pela linguagem não-verbal das imagens, esse profissional tem a tarefa de comunicar de forma criativa e eficiente, para tal utilizando outras disciplinas, neste caso o conhecimento da semântica da Língua Portuguesa.










METÁFORA


A metáfora como figura de linguagem está classificada em figura de palavra, pois de acordo com Cegalla (2005, p.614) pode ser definida como “o desvio da significação própria de uma palavra (imagem), nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos”.

O anúncio das caixas de som Morel, criado porFábio Abram, Diretor de Arte, e Marcos Medeiros, Redator, da agência DM9 DDB, São Paulo, é um exemplo de metáfora visual.
Nas imagens que compõem o anúncio, fica óbvia a aplicação teórica da figura de linguagem (visual) aplicada.
A linha criativa da peça está sintetizada no slogan do produto “Big Sound, small size”, que traduzido significa “grande som, pequeno tamanho”. O conceito é passado com muita habilidade criativa pelos publicitários ao proporem uma comparação entre os elementos visuais da composição, isto é, as caixas de som e a banda de rock. Todos os detalhes desta comparação são cuidadosamente trabalhados: os modelos anões relacionando-se com o tamanho das caixas; o vestuário dos modelos remetendo ao lendário grupo Kiss, banda de rock’n roll americana, famosos pelo som pesado e ousadia nas suas apresentações, referindo-se a potência de som do produto, mesmo sendo pequeno no tamanho; e as cores presentes no anúncio, concordando com as das caixas de som e logotipo da Morel, nos tons de cinza, branco, preto e vermelho, as mesmas encontradas no figurino dos modelos.


Hipérbole


A hipérbole está enquadrada na classificação de Figuras de Pensamento, dentro das Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa. Caracteriza-se como uma afirmação exagerada, uma deformação da verdade que visa a um efeito expressivo (CEGALLA. 2005, p.614).
Gonzáles (2003, p.112), endossa a definição afirmando que a hipérbole é “um recurso expressivo que intensifica, exagera o que, na verdade, é mais atenuado”.
Na propaganda é um dos recursos mais utilizados, justificado pela característica persuasiva do discurso publicitário de enfatizar os diferenciais e pontos fortes do produto anunciado.

Essa hipérbole foi uma grande sacada. Imagine no poder desse fertilizante, que faz crescer a plantinha tão rápido que o suicida já está com a corda pronta e com a mão nos olhos esperando ser enforcado. srsrsrs. Muito bom!

Abs.

Luciano Pedroza.















Nenhum comentário: