O anúncio das caixas de som Morel, criado porFábio Abram, Diretor de Arte, e Marcos Medeiros, Redator, da agência DM9 DDB, São Paulo, é um exemplo de metáfora visual.
Nas imagens que compõem o anúncio, fica óbvia a aplicação teórica da figura de linguagem (visual) aplicada.
A linha criativa da peça está sintetizada no slogan do produto “Big Sound, small size”, que traduzido significa “grande som, pequeno tamanho”. O conceito é passado com muita habilidade criativa pelos publicitários ao proporem uma comparação entre os elementos visuais da composição, isto é, as caixas de som e a banda de rock. Todos os detalhes desta comparação são cuidadosamente trabalhados: os modelos anões relacionando-se com o tamanho das caixas; o vestuário dos modelos remetendo ao lendário grupo Kiss, banda de rock’n roll americana, famosos pelo som pesado e ousadia nas suas apresentações, referindo-se a potência de som do produto, mesmo sendo pequeno no tamanho; e as cores presentes no anúncio, concordando com as das caixas de som e logotipo da Morel, nos tons de cinza, branco, preto e vermelho, as mesmas encontradas no figurino dos modelos.
Hipérbole
A hipérbole está enquadrada na classificação de Figuras de Pensamento, dentro das Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa. Caracteriza-se como uma afirmação exagerada, uma deformação da verdade que visa a um efeito expressivo (CEGALLA. 2005, p.614).
Gonzáles (2003, p.112), endossa a definição afirmando que a hipérbole é “um recurso expressivo que intensifica, exagera o que, na verdade, é mais atenuado”.
Na propaganda é um dos recursos mais utilizados, justificado pela característica persuasiva do discurso publicitário de enfatizar os diferenciais e pontos fortes do produto anunciado.
Essa hipérbole foi uma grande sacada. Imagine no poder desse fertilizante, que faz crescer a plantinha tão rápido que o suicida já está com a corda pronta e com a mão nos olhos esperando ser enforcado. srsrsrs. Muito bom!
Abs.
Luciano Pedroza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário